Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

José Honório - LÍDER NA GESTÃO DE EMPRESA PRIVADA

O galardoado como Líder na Categoria de Gestão de Empresa Privada é José Honório, Presidente da Comissão Executiva do Grupo Portucel Soporcel 

Líder de um dos maiores grupos nacionais, José Honório tem vindo a notabilizar-se pelos excelentes resultados financeiros e operacionais do Grupo Portucel Soporcel. O seu estilo de liderança orientado para a obtenção de resultados sustentáveis faz do gestor uma referência no panorama nacional.

Fruto da sua estratégia de negócio, o grupo detém hoje a marca portuguesa com maior expressão internacional, o papel Navigator, líder mundial no segmento premium de papéis de escritório. A nível nacional em 2009, a Portucel Soporcel situou-se entre as 25 empresas que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento em Portugal, segundo estudo oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sendo o investimento em I&D certificado pela Agência de Inovação.

 

O porque de ser um líder?

José Honório tem-se revelado um líder preocupado com causas sociais e humanas sem esquecer os resultados financeiros da empresa. Como gestor de um importante grupo económico levou a Portucel Soporcel em 2007 à obtenção de uma importante certificação do património florestal sob sua gestão pelo prestigiado sistema PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, tendo também obtido a certificação pelo FSC – Forest Stewardship Council.

 

O Grupo gera hoje um volume de negócios anual de cerca de 1 100 milhões de euros, com exportações de cerca de 928 milhões de euros, assegurando cerca de 3% das exportações portuguesas de bens que, em conjunto com as vendas no mercado português, correspondem a 0,7% do PIB nacional.

 

O seu plano de investimentos, em fase de conclusão, atinge 900 milhões de euros, dos quais cerca de 175 milhões de euros na área da energia. O EBITDA gerado no ano de 2009 foi de 222,2 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 18,2% face a 2008, e uma margem EBITDA/Vendas de 20,3%, que compara com uma margem de 24,0% obtida em 2008.

 

No domínio das transformações efectuadas na organização José Honório conduziu o grupo à uma a uma importante reforma de qualificação profissional, tendo realizado 229 543 horas de formação, que corresponderam a 6% do total de horas de trabalho e envolveram 2 886 formandos, num total de 2 039 acções de formação.

 

Em 2009 constatou-se igualmente um aumento das horas trabalhadas relativamente ao ano anterior, verificando-se uma diminuição do absentismo, que correspondeu a 2,8% no final do ano, empregando um total de 2 288 Colaboradores.


O porque da Categoria de Gestão de Empresa Privada?

O Grupo Portucel Soporcel assume particular relevância no panorama nacional e internacional fruto de um modelo de negócio orientado para diversos mercados. Tem sob a sua gestão um património florestal de 120 mil hectares, de Norte a Sul do País e, exportando os seus produtos, de alto valor acrescentado, para mais de 100 países em todo o mundo, é na Europa e nos EUA que o Grupo concretiza o volume mais expressivo das suas vendas, com cerca de 90% do total. Dos 120 mil hectares de espaços florestais que tem sob sua gestão e é responsável pelo maior número de árvores plantadas em Portugal.

 

Produz mais de 50% da energia eléctrica proveniente de biomassa em Portugal, sendo o maior produtor nacional de energia a partir desta fonte renovável, sendo que agrega uma capacidade produtiva de 1,55 milhões de toneladas de papel e de 1,35 milhões de toneladas de pasta.

 

O factor inovação tem assumido particular relevância dentro do grupo, tendo o ano de 2009 sido marcado pelo arranque da nova fábrica de papel veio confirmar o enorme potencial tecnológico e de inovação que, aliado ao profundo know-how existente no Grupo, permitiu definir um ambicioso plano de desenvolvimento de novos produtos, culminando em 2009 com 13 novas ofertas para mercado. A AIFF - Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal, da qual o Grupo é um dos membros fundadores, foi reconhecida em 2009 como pólo de competitividade e tecnologia ao abrigo das estratégias nacionais de eficiência colectiva, tendo em curso um programa de acção com 9 projectos-âncora que visam criar mais valor através da inovação. A relevância dos projectos de inovação promovidos pelo Grupo tem vindo a ser reconhecida pelos organismos oficiais que, nesta matéria, acompanham a economia nacional, nomeadamente a Agência de Inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Tendo um negócio relacionado com papel, o Grupo Portucel Soporcel considera que responsabilidade social como um eixo estratégico. Nesse sentido José Honório levou o grupo a:

  • Organização em 2009 do Seminário Internacional “Floresta, Sustentabilidade e Prosperidade”, ao longo do qual foram debatidos temas como a prevenção e o combate aos fogos florestais, o futuro e a sustentabilidade do sector florestal e a indústria sustentável dos produtos florestais;
  • Projecto pedagógico da «Herdade Cantar de Galo», vocacionado para programas didácticos de divulgação e contacto com a Natureza, que em 2007 envolveu a visita de cerca de 56 mil crianças;
  • Projecto “Espaço Aberto” do Município de Setúbal, que visa apoiar crianças e jovens em idade escolar, com graves problemas de inserção social;
  • Apoio ao Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro;
  • Ajuda à realização da colónia de férias organizada pela Junta Freguesia do Sado para cerca de 20 crianças, entre os 6 e os 15 anos, sem recursos económicos;
  • Apoio à aquisição de material informático em algumas escolas da Figueira da Foz;
  • Apoio à Fundação Infantil Ronald McDonald, através da oferta do papel, da marca Navigator Kids;
  • Desde 2001 que a verba tradicionalmente dispendida em ofertas de Natal é atribuída a projectos de cariz social e humanitário.

 

Ler artigo do SOL

Ler artigo do OJE

 

Está em... Home EDIÇÕES ANTERIORES - PT Best Leaders Awards 2010 Líder na Gestão de Empresas Privada