Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Artigos

Luís Ferreira - LÍDER NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O galardoado como Líder na Categoria de Administração Pública é Luis Ferreira Pinto, Director Geral da DGITA 

Luís Ferreira Pinto segue como referencial de actuação a necessidade de apostar nos recursos humanos de forma a garantir transformações tecnologias e de sistemas ajustados à realidade da Administração Pública em Portugal.

Sob sua liderança, a DGITA tornou-se um organismo de referência no quadro da Administração Pública em Portugal. A DGITA é um serviço que faz parte do Ministério das Finanças e da Administração Pública, integrado na administração directa do Estado, que tem por objectivo apoiar a DGCI e DGAIEC, através do desenvolvimento de infra-estruturas tecnológicas e da prestação de serviços de qualidade necessários para a concretização dos objectivos estabelecidos.

O porque de ser um líder?

Luis Ferreira Pinto, Director Geral da Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros, é o vencedor do Best Leader Award 2010 na categoria de Administração Pública.

O gestor da entidade pública considera que a liderança assume particular importância na transformação das organizações e dos seus quadros. Para o Ferreira Pinto os projectos de liderança só produzem frutos com espírito de equipa e visão partilhada do que se está a pretender construir. Nesse sentido a comunicação constante e envolvimento de todos constituem um referencial fundamental no panorama nacional da Administração Pública.

Tomando como base a avaliação do cumprimento dos objectivos definidos no quadro estratégico da DGITA para o último ano, Luis Ferreira Pinto levou a organização a superar 91% dos objectivos definidos, sendo igualmente avaliado positivamente pelos seus pares tendo uma avaliação muito positiva no âmbito do Inquérito da Qualidade.

No que diz respeito à avaliação feita pelos utentes, a DGITA teve um excelente feedback dos serviços prestados através da Internet, confirmando um elevado nível de qualidade e satisfação dos serviços prestados directamente aos cidadãos.

O porque da Categoria de Administração Pública?

Sob a liderança de Luis Ferreira Pinto, a DGITA desenvolveu um conjunto de projectos que revelaram o seu sentido empreendedor e dinamizador. De destacar a integração e Personalização de Serviços e Conteúdos (exemplos: Portal das Finanças e Balcão Único de Atendimento Presencial), a disponibilização de serviços online, o cumprimento das medidas do Simplex e interoperabilidade e desmaterialização – interacção com outras entidades (Balcão casa Pronta, Balcão Sucessão Herança, Cartão de Empresa).

O desenvolvimento e consolidação de sistemas e processos tem vindo a ser a grande aposta de melhoria, fazendo parte dos eixos estratégicos da DGITA.

O principal responsável pela informatização da máquina fiscal do Estado tem levado a DGITA a importantes reconhecimentos. Entre eles:

  • Prémio “Boas práticas do Sector Público” (7ª edição) - O Sistema Integrado dos meios de transporte e da declaração sumária (SDS) foi distinguido com dois prémios - nas categorias "Melhoria de Processos" e "Cooperação" - sendo a DGAIEC/DGITA as únicas organizações a receber duas distinções nesta edição. Iniciativa da Deloitte desenvolvida com a colaboração especial do Diário Económico, do Instituto Nacional da Administração Pública (INA) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
  • Prémio “Boas práticas do Sector Público” (5ª edição) O projecto premiado foi o “Sistema Electrónico de Controlo e Prevenção da Evasão Fiscal ”.
  • Prémio “Boas práticas do Sector Público” (4ª edição) - A Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros e a Direcção-Geral dos Impostos, foram distinguidas com o Prémio Especial de Excelência pela "Reforma do Sistema Tributário”.
  • Prémio "Melhor Site de Serviço Público" – No concurso "Prémios Leitor PCGuia 2007" na categoria " Melhor Site de Serviço Público" foi atribuído o 1.º Prémio ao site da DGCI

 

Ler artigo do SOL

Ler artigo do OJE

 

Está em... Home