Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Artigos

Luís Filipe Pereira - Líder na Internacionalização

O galardoado como Líder na Categoria de Internacionalização é Luís Filipe Pereira, Presidente da Comissão Executiva da EFACEC 

A EFACEC, sob a liderança de Luis Filipe Pereira, tem hoje uma posição de destaque, no mercado nacional e internacional, apresentando-se como entidade distintiva e de acrescida competitividade nos países onde está presente.

A empresa tem vindo a ser considerada como uma referência quanto ao seu modelo de desenvolvimento e crescimento, tendo por esse facto sido reconhecida recentemente como uma das 15 empresas portuguesas a obter a certificação em IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), num projecto sob coordenação da COTEC, desenvolvido pela primeira vez em Portugal.

Luís Filipe Pereira, Presidente da Comissão Executiva, assume um estilo de liderança onde procura responsabilizar e motivar as equipas assim como a superar dificuldades e tomar decisões. Enquanto líder, o gestor procura traçar objectivos ambiciosos fazendo com que todos os assumam como seus e não como algo imposto pela organização. O feedback constante sobre o desempenho de cada um é, na sua opinião, fundamental para a melhoria da performance de cada um e da empresa.

O porque de ser um líder?


Segundo o líder, um factor fundamental do sucesso da EFACEC prende-se com o desenvolvimento de programas que potenciem os factores de criatividade, autonomia e envolvimento dos colaboradores nas decisões operacionais.

Em 2007, a EFACEC desenvolveu um novo modelo organizacional, desenhado para responder aos desafios da internacionalização da empresa. Focou a actividade em dez Unidades de Negócio, responsáveis pelo desenvolvimento da sua actividade: Transformadores; Aparelhagem de Média Tensão; Servicing de Energia; Engenharia; Automação; Manutenção; Ambiente; Renováveis; Transportes; e Logística.

Um dos factores diferenciadores do seu estilo de liderança, passa por um forte investimento em investigação, desenvolvimento e inovação. Esta aposta procura sobretudo oferecer aos clientes da empresa um serviço de excelência e garantir a máxima segurança e eficiência dos serviços oferecidos. São estes factores que lhe conferem o título de parceiro de referência na sua área de actuação.

Como factor crítico do sucesso da EFACEC, distingue-se também a implementação de uma significativa alteração organizacional quanto à área de Gestão de Recursos Humanos, dedicando uma equipa à GRH Estratégica (fundamentalmente com responsabilidades de: definição de políticas globais de GRH; gestão de Quadros; gestão de talentos e gestão global de RH internacional) e uma outra equipa à GRH operacional (fundamentalmente com responsabilidades de: gestão global administrativa; gestão de não Quadros e relações laborais).

Fruto do seu estilo de Liderança, Luís Filipe Pereira obteve ainda dois importantes reconhecimentos externos quanto aos seus princípios, políticas e práticas de Responsabilidade Corporativa, ao conquistar o primeiro lugar no prémio “Empresa mais Familiarmente Responsável”, na categoria das grandes empresas e uma Menção Honrosa na vertente do desenvolvimento económico, no prémio “Cidadania das Empresa e das Organizações”.


O porque da Categoria de Internacionalização?

A liderança assumida por Luís Filipe Pereira, tem como missão o desenvolvimento de uma nova abordagem ao mercado internacional, focando a actividade da EFACEC em sete regiões consideradas mercados prioritários, onde pretende replicar as suas Unidades de Negócio: Estados Unidos da América; Região América Latina; Região Europa Central; Região Magrebe; Região África Austral; Espanha e Região Índia.

Segundo o líder o processo de internacionalização da EFACEC requer uma estratégia de envolvimento de todos os colaboradores da organização. São estes elementos que irão garantir que as diferentes áreas de negócio da empresa seguem as mesmas orientações independentemente do país onde se implementem.

A EFACEC, soma mais de 4.500 colaboradores em todo o mundo, 150 dos quais dedicados à área de Investigação e Desenvolvimento.

Como resultado da liderança da nova direcção, cerca de 70% da produção da empresa está fora do país e prevê-se que em cinco anos aumente para 80%. Em 2008 a EFACEC facturou cerca de 600 M€, tendo a América Latina ultrapassado o mercado português. As vendas da empresa cresceram 35% em 2009, fechando o ano com um volume de encomendas de mil milhões de euros e vendas de 800 milhões.

Ler artigo do SOL

Ler artigo do OJE

 

 

Está em... Home