Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Líder na Administração Pública

A premiada como Melhor Líder na categoria de Líder na Administração Pública é Anabela Pedroso, Presidente do Conselho Directivo da AMA – Agência para Modernização Administrativa, I.P.

                  

Anabela Pedroso adopta como seu referencial de actuação a visão da organização que dirige: contribuir para a transformação profunda da relação entre a Administração Pública Portuguesa e aqueles que a justificam, os Cidadãos e as Empresas.
 
Sob sua liderança, a AMA implementa um conjunto de iniciativas de modernização da Administração Pública, designadamente através do desenvolvimento de canais, serviços e ferramentas de relacionamento com os Cidadãos e as Empresas, que tornaram o caso português numa referência internacional e melhoraram em grande medida a qualidade dos serviços públicos.
O Porquê de Ser um Líder:
 
Anabela Pedroso é Presidente do Conselho Directivo da AMA – Agência para Modernização Administrativa, I.P. desde Dezembro de 2006, tendo sido premiada como Líder na Administração Pública pela forma como tem conduzido a AMA na criação de resultados efectivos na modernização da Administração e seu relacionamento com os Cidadãos e Empresas.
 
 
                                                                                           
A AMA implementa um conjunto de iniciativas que tornaram o caso português numa referência internacional e melhoraram em grande medida a qualidade dos serviços públicos.
 


A AMA tem como áreas fulcrais de actuação a Administração Electrónica, a Simplificação Administrativa e Regulatória, o Planeamento e Gestão do Conhecimento e a Gestão e Expansão da Rede de Distribuição de Serviços Públicos de atendimento aos Cidadãos e às Empresas.


Com uma visão de acção profundamente centrada no Cidadão e Empresas, a AMA pauta a sua intervenção por princípios de colaboração e partilha, de simplificação e de inovação na concretização da mudança da Administração, quer no plano interno quer no seu relacionamento com os seus clientes.

Anabela Pedroso subscreve os valores a que a AMA se propõe:

  • Colaboração – “Trabalharemos com todas as entidades públicas ou privadas para encontrar soluções que melhor sirvam o cidadão”;
  • Competência – “Prosseguiremos constantemente a qualidade. Incentivaremos a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores”;
  • Capacidade – “Contribuiremos para a criação de novas competências através da partilha do conhecimento e de boas práticas”;
  • Ousadia – “Lutaremos constantemente por ir mais além. Prosseguiremos o ideal”.


A confiança e credibilidade ganhas através da execução dos projectos da Agência, sob liderança de Anabela Pedroso, estão expressas nas inúmeras solicitações de apoio por parte de diversos organismos da Administração Pública Central, Regional e Local.


Como resultados dos projectos iniciados, o exemplo português em termos de governação electrónica é referenciado por estudos internacionais, onde é focado o seu salto nos rankings (exemplo: o Global E-Government, 2007, da Universidade de Brown, onde surge, ao lado de países como o Canadá, Austrália e Singapura, em 7.º lugar em 2007, com uma subida de 41 lugares desde o ano anterior), e onde se preza o modelo adoptado para as estruturas responsáveis por estas matérias.


Nos rankings europeus que medem a modernização da AP, Portugal passou de 16.º para 4.º lugar no grau de sofisticação dos serviços públicos on-line, e para 3.º lugar quanto ao grau de disponibilidade desses mesmos serviços. Ao nível das empresas atingiu o 1.º lugar em ambas as classificações.


Portugal granjeou ainda um lugar pioneiro na Europa na introdução do conceito de Loja do Cidadão. A AMA trabalha presentemente com o Reino Unido, que está interessado em adoptar lojas semelhantes. Também a França, Grécia e Turquia demonstraram interesse nesta solução.

 
 
Está em... Home EDIÇÕES ANTERIORES - PT Best Leaders Awards 2009 Líder na Administração Pública