Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Artigos

Líder Internacional

António Horta Osório, Presidente da Comissão Executiva do Abbey National Plc (Reino Unido).

Tem sólidas provas de sucesso num mercado hiper-competitivo e que está no centro da crise financeira e económica mundial, e reconhecimento internacional (não só visto de Portugal) suportado por uma carreira internacional em Espanha e no Brasil.

A sua liderança no Abbey National traduziu-se na introdução de uma cultura de debate e meritrocacia, tendo por base três componentes: Pessoas, Governance e Incentivos.
Os lucros do banco subiram em 2008 mais de 20%, impulsionados por uma política de empréstimos forte mas prudente e um elevado crescimento em depósitos, registando um lucro depois de impostos de £103 milhões.
 
 
O Porquê de Ser um Líder:
 
Horta Osório é Presidente da Comissão Executiva do Abbey National Plc (Reino Unido), Director Geral e Membro do Comité de Direcção do Banco Santander (Espanha), S.A., Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Totta, S.A. e do Banco Santander de Negócios Portugal.
Defende a gestão como um trabalho de equipa, pautado pela objectividade e ambição na definição de objectivos.
 
Horta Osório é considerado um dos grandes vencedores da City e o 3.º homem mais influente do centro financeiro de Londres, numa lista de 100 nomes.
 
Evidencia uma gestão segura, através da tomada de decisões difíceis em momentos de crise e pressão, entendendo o risco como essencial nas decisões (defende, por exemplo, a articulação entre os risk managers e os comerciais, reforçando a decisão dos risk managers em caso de desacordo).
 
O seu estilo de liderança dentro da organização visa também o desenvolvimento de indivíduos com capacidade de inovação, planeamento, organização e consciência dos valores humanos, ambientais e económicos.
 
Por tudo isto é considerado um dos grandes vencedores da City e o 3.º homem mais influente do centro financeiro de Londres, numa lista de 100 nomes (“The Power Hundred 2009”).
 
 

O Porquê de Vencer na Categoria de Líder Internacional:

Na categoria “Líder Internacional” a Comissão de Avaliação procurou uma pessoa que tivesse reconhecimento enquanto líder internacional não apenas na perspectiva portuguesa, mas acima de tudo na perspectiva internacional, em termos do reconhecimento pelos pares a nível internacional.
 
É o caso do Dr. Horta Osório, que foi reconhecido, em primeiro lugar, pela instituição que integra, ao ser nomeado Presidente Executivo do Abbey National (um dos maiores bancos do Reino Unido, subsidiário do Banco Santander, e maior que o sistema financeiro português). Tem tido também um elevado reconhecimento fora da sua instituição. O Jornal City City AM and CMC Markets considerou-o como o terceiro homem mais influente na City – o centro financeiro de Londres – numa lista das 100 personalidades mais influentes do pós-crise, à frente de personalidades como o Governador do Banco de Inglaterra (Mervy King, 13ª posição) e do Presidente do Barclays Bank (Bob Diamond, na 18ª). Este reconhecimento é amplo na comunicação social inglesa.
A estratégia de crescimento do Abbey no Reino Unido está a acelerar o objectivo de se tornar no melhor banco comercial neste mercado.

Acresce o facto do Banco Abbey National, do qual é Presidente Executivo, e o Santander em Portugal, do qual é Chairman, terem tido bons resultados num ano particularmente difícil para o sector financeiro.

Algumas provas do sucesso de Horta Osório à frente do Abbey National:
 
  • Em Setembro de 2008, o Abbey adquiriu a Bradford & Bingley por £21bn, em Outubro de 2008, a Alliance & Leicester por £1,26bn e, durante todo o ano, 197 filiais por £612m, enquanto alguns dos seus rivais se afundavam com a crise actual;
  • As aquisições conjecturadas por Horta Osório fazem parte da estratégia de crescimento no Reino Unido e ajudarão a acelerar o objectivo de se tornar no melhor banco comercial neste mercado;
  • A aquisição da B&B no último trimestre do ano resultou num aumento dos depósitos de £20 bn, melhorando o mix de fundos comerciais para mais de 70% de depósitos de clientes, referência no mercado;
  • O crescimento dos empréstimos em operações de Corporate Banking foi de 30%;
  • O crescimento dos empréstimos a clientes atingiu os 10%, o que, comparando com os 16% de aumento dos depósitos, permitiu ao Abbey manter os seus fundos de curto-prazo estáveis;
  • O rácio cost to income baixou para 45% (50% em 2007), bem abaixo da média do sector;
  • As quotas de mercado por segmento registaram aumentos bastante significativos, nomeadamente no que respeita aos empréstimos, com um aumento de quota de 20,8% face a 2007; a única redução foi de 1% de quota de mercado nas reposições de capital;
  • Sob sua direcção, o Abbey National verificou em 2008 um crescimento das receitas de dois dígitos.
Como parte da política de desenvolvimento de liderança do banco, criou o MBA Summer Program, com o intuito de identificar e atrair os melhores talentos, num programa oficialmente inaugurado na Cidade Financeira Santander e no qual estudantes das melhores escolas de negócios do mundo vão realizar estágios no Banco ao longo de dez semanas.
 
Implementou um conjunto de sete programas globais destinados a diferentes níveis de proficiência que se traduzem no desenvolvimento de competências para a gestão.
O Abbey, sob a direcção de Horta Osório, continua a crescer em todos os domínios da sua actividade, sendo actualmente um banco comercial com uma oferta de serviços completamente diversificada, o terceiro maior banco no que concerne a depósitos e o segundo maior banco credor hipotecário no Reino Unido.
 
 
Está em... Home