Best Leader Awards

O Reconhecimento de Líderes que Inspiram a Sociedade       RSSFacebookTwitter

Líder na Internacionalização

rui lemos monteiroRui Lemos Monteiro, CEO da SODECIA "Num ambiente global e respeitando as diversidades culturais, garantimos a satisfação colectiva e individual, através da contínua aplicação dos nossos princípios e valores"

O nascimento da SODECIA resulta em 2001, da fusão da IACM (Industria de Acessórios e Componentes Metálicos) (criada em 1988) com a SIMG (Sociedade Industrial de Metalurgia da Guarda, criada em 1988). Neste momento a sua presença global abrange nove países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Índia e Portugal).

Em 2005, e tendo sempre como objetivos: soluções inovadoras, conceitos alternativos e novos mercados criaram um centro tecnológico no Porto, permitindo que a empresa trabalhe em parceria com a maioria das OEM”S.

Para facilitar a exportação instalaram fábricas na Europa e América do Sul facilitando assim a exportação para vários países nomeadamente, EUA, Argentina, Alemanha, Espanha e França. Em 2006, foi fundada uma unidade fabril na Argentina - Buenos Aires, reforçando a sua capacidade de resposta aos clientes. No mesmo ano, a empresa sentiu a necessidade de proceder a aquisição de uma empresa líder no mercado das ferramentas, “A Rigorosa” permitindo o desenvolvimento de “know-how” interno e desenvolvendo assim novas tecnologias na área da estampagem. Resultado desta aquisição os protótipos passaram a ser mais funcionais passando a haver uma resposta mais rápida ao cliente.

Continuando a sua expansão na América do Sul a o Grupo Sodecia adquiriu em 2008 a SCM, sendo um dos maiores fornecedores de produtos estampados, localizada em Sete Lagoas - Minas Gerais – Brasil, formando a Sodecia Minas Gerais - indústria de componentes automotivos, Lda.

Tendo como prioridade uma melhor atuação no mercado, a nível de engenharia a SODECIA , desenvolveu parcerias com as empresas Progress-Werk Oberkirch AG - Alemanha, VOLKE - Alemanha, MULTIMATIC - Canadá e L&W – EUA.

Em 2009, foi adquirido 50% do capital social do Grupo FSG Automotive, na Alemanha. Este Grupo faz a produção de componentes de elevada precisão para sistemas de transmissões e sistemas de travões, nomeadamente, alavancas de velocidades, garfos de selecção e calços para travões. A tecnologia de produção aplicada vai desde corte fino a soldadura a laser, montagem e testes funcionais em linha.

Investiu cerca de 20 milhões de euros numa fábrica na China. Uma fábrica com duzentos trabalhadores, situada na cidade portuária de Dalian, estima que em 2013 tem uma faturação de quase 30 milhões de euros. Trata-se também do maior investimento feito na Ásia pela Sodecia.

A SODECIA, a empresa emprega cerca de 5500 pessoas (mais de o dobro de há apenas quatro anos) e em 2012 as vendas somaram 611 milhões de euros.

 

Ler artigo do SOL

Ler artigo do OJE

 

 

 

 

 

 

 

 

Está em... Home EDIÇÕES ANTERIORES - PT Best Leaders Awards 2014 Líder na Internacionalização 2014